Li uma postagem da página do Facebook "Diário de
Classe"(1), que continha um relato bem interessante e verdadeiro, feito
pela menina Isadora, de 13 anos. Ela dizia o seguinte em sua mensagem:
"Eu tenho um colega que ele estuda comigo a muito tempo e ele é especial. Hoje ele não foi a aula e a professora deixou atividades para os alunos que faltaram, mas disse que não era para entregar para ele, pois ele não conseguiria realizar as tarefas mesmo e era desperdício de tempo e de folha. Esse comentário foi motivo de muitas risadas. Eu queria muito saber qual seria a diferença de uma folha entre tantas que eles gastam para coisas supérfluas. Será que é motivo para deixar um aluno especial sem atividade? Falamos tanto de bullying e inclusão, não estou falando se deve ter ou não alunos especiais em salas de aula, essa é outra discussão, mas já que eles estão em aula e frequentam as aulas ano inteiro, não deveriam ser tratados iguais? Onde ficou o respeito da professora? Fazem a inclusão nas escolas dos alunos especiais para os professores agirem dessa forma? Pais de alunos especiais tem que ficar muito atentos, pois atitudes assim acontecem todos os dias. Isso pra mim é exclusão."
Ora,
bolas! Se o menino não consegue desempenhar as mesmas tarefas que os demais
alunos de sua turma, ele tem direito a atividades de apoio na sala de recursos(2) e à adaptação de currículo na sala de aula (exercícios apropriados ao seu
desenvolvimento cognitivo).(3)
Em
se tratando de alunos portadores de necessidades especiais, as regras estão
claramente definidas pelo MEC, inclusive. (4)
Um exemplo? Se a turma
está aprendendo sobre a formação da chuva, este menino pode desenhar um dia
chuvoso, pode colar algodão ou papel na nuvem, pode fazer frases sobre a chuva
ou até mesmo fazer exercícios no mesmo patamar que os demais. Tudo depende
de seu grau de cognição e dos estímulos oferecidos. O que não pode é ficar parado!!!
O que está acontecendo nos
dias de hoje é que a exclusão de alunos especiais é mais um motivo para os
professores desestimulados para prosseguir no magistério (não são todos, mas
eles estão aí e fazem um estrago danado na vida de muita gente).
Esses
pseudo-profissionais não querem dar aulas! Daí, tudo vira motivo: aluno
portador de necessidades especiais; aluno hiperativo; aluno disléxico; aluno
muito tímido, que escuta a fatídica frase "ah, não dá nada pra ele ler
não, ele é envergonhado"; aluno muito levado, que sempre ouve o "ah,
não dá tarefa de responsabilidade pra ele não, ele não vai trazer o material
amanhã, a turma do fundão não presta mesmo"... até o aluno muito brilhante
em determinada disciplina sai prejudicado, pois é tido como metido, CDF, que está
afim de ser melhor que o professor e cai no barco do incentivo à mediocridade
tb.
Na verdade tudo isso é
um grande bullying contra todo aquele que sai da média. Já notaram que ninguém
se infla contra o cara que tira 5 em tudo!? Pois é, né gente...
Se vc precisa de
um olhar diferenciado, uma sensibilidade a mais, vai ser castigado, segregado, excluído. Simples
Assim!
Existem exceções??? Sim!!! Há mestres maravilhosos, exemplos incríveis
por aí. (5)
Mas, em boa parte dos casos, cabe aos pais o dever de saber que a lei
está ao nosso lado, que nossos filhos devem ser respeitados dentro de suas
particularidades e tem direito a ter todo seu potencial explorado.(6)
(1) Página Diário de Classe, https://www.facebook.com/DiariodeClasseSC/posts/439655756140936.
(2) Documento Orientador - Programa Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação, https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&ved=0CFAQFjAE&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D11037%26Itemid%3D&ei=noGQUtLJHc7SkQfgjICgAw&usg=AFQjCNFIls8gwbKiT427wS48ie9blGl3mw&sig2=67Juyp_zgkky8M-0zL_U3g
(3) Portifólio "Adaptação Curricular", http://www.slideshare.net/juvenalap/portfolio-adaptao-curricular.
(4) Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf.
(5) "O Globo identifica bons exemplos na rede pública com dados da Fundação Lemann". Site Ideias em Educação, http://fundacaolemann.org.br/blog/o-globo-identifica-bons-exemplos-na-rede-publica-com-dados-da-fundacao-lemann
(6) "A legislação educacional que trata da inclusão". Revista Escola, Ed Abril, http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/legislacao-educacional-trata-inclusao-482187.shtml.
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